O Flúor e Selante

          O flúor é um elemento químico que previne e impede a progressão da doença cárie, pois deixa a estrutura do dente mais resistente aos ataques dos ácidos produzidos pelas bactérias. O uso diário do flúor é considerado o principal instrumento no combate às cáries, como indutor de remineralização, deixando os dentes mais fortes.

          O flúor é encontrado na água distribuída à população, em cremes dentais, na forma de gel e líquido para aplicações profisionais. Sua aplicação é recomendada para crianças e adultos, mas em doses exageradas é tóxico.

          Como saber se estou recebendo quantidade suficiente de flúor?

          Ligue para a empresa de abastecimento de água local e pergunte se a água fornecida contém flúor (A SANASA em Campinas/SP fornece água fluoretada). Se a sua água vier de um poço particular, você poderá analisá-la em um laboratório de teste ambiental independente e que ofereça este tipo de serviço (consulte o Instituto Agronômico de Campinas).

          A água que você bebe cotidianamente já contém flúor? Então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para manter adultos e crianças com dentes saudáveis e com um baixo risco de cáries.

          A água que você bebe cotidianamente não contém flúor? Então seu dentista ou pediatra poderá dizer a quantidade correta de flúor para sua família e receitar suplementos de flúor para as crianças tomarem diariamente. Neste caso, não deixe de pedir a orientação profissional.

Selantes

          Há regiões do dente onde nem a escova e nem o fio dental conseguem higienizar e manter higienizado adequadamente. E nessas regiões é necessária a aplicação de selantes.

          O selante é uma resina acrílica fluida (material plástico de alta resistência) que é aplicado na superfície mastigatória dos dentes do fundo da boca (pré-molares e molares) e ao se polimerizarem formam uma película contínua e resistente, utilizadas para obliterar sulcos e fissuras protegendo os dentes das cáries.

          Este material fluido penetra nas entranhas dos dentes (cicatrículas e fissuras), e depois de endurecido (polimerizado) forma uma “barreira”, que protege o esmalte do acúmulo da placa bacteriana e dos ácidos dela provenientes.

          É importante salientar, todavia, que o controle da placa bacteriana é fundamental para que se obtenha o sucesso no controle da cárie, pois se assim não for feito, poderão ocorrer lesões de cárie ao redor das áreas seladas.

          Proteja seus filhos. Peça orientação ao seu dentista sobre as indicações do uso do selante.

[Voltar]