Hipersensibilidade Dentinária

          A hipersensibilidade dentinária é um problema que atinge atualmente grande parte da população. É uma dor nos dentes, forte e rápida (começa de “repente” e “passa logo”), causada por diversos motivos, tais como: ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas, refrigerantes, durante a escovação ou até mesmo durante a respiração mais profunda.

           Sem a proteção do esmalte ou do cemento, a dentina (camada logo abaixo e que se comunica com a polpa) fica desprotegida, causando hipersensibilidade. No “pé do dente” (cervical) é a região onde o esmalte da coroa encontra o cemento da raiz. É essa região que com maior facilidade apresenta a dentina exposta.

          A hipersensibilidade significa que a polpa do dente está mais vulnerável à mudanças bruscas que ocorrerem no ambiente bucal. Desgastes na área de junção da camada de esmalte (que recobre a coroa) e do cemento (que recobre a raiz) por cárie, ingestão excessiva de alimentos ácidos, escovação errada, etc. permitem que a polpa “sinta mais” as mudanças que ocorrem na boca, pois a dentina se comunica com a polpa através de túbulos microscópicos (no microscópio parece uma parede formada por canudinhos de refrigerante).

          Como prevenir a hipersensibilidade?

          • Escovar os dentes corretamente, evitando cremes dentais muito abrasivos;

          • Ter uma mordida (oclusão) balanceada;

          • Diminuir a freqüência de ingestão de alimentos e bebidas ácidas;

          • Consultar regularmente um cirurgião dentista.

          Como tratar a hipersensibilidade dentinária?

          Atualmente existem diversos cremes dentais no mercado voltados a obliterar os túbulos dentinários e assim diminuir os estímulos na polpa. Quando não apresentam resultados, pode-se tentar recobrir a dentina exposta com “gengiva” (cirurgia plástica periodontal) ou materiais restauradores, porém nem sempre isso é viável.

          Além de causar desconforto bucal e uma série de inconvenientes na vida psicossocial do indivíduo, a hipersensibilidade dentinária também leva a restrições alimentares.

          O tratamento eficaz da sensibilidade tem sido motivo de várias pesquisas na odontologia durante os últimos anos, e sem dúvida alguma, com o advento do uso do laser na odontologia tem-se uma nova opção de tratamento.

[Voltar]