A Escova Dental

          Uma escova de dente deve ser capaz de atingir e limpar eficientemente quase todas as áreas da boca. Sua escolha é uma questão de preferência pessoal aliada a informações técnicas sobre a utilização específica a que se destina, bem como à minuciosidade a ser empregada no método de escovação dentária.

          As escovas aceitáveis devem ter superfícies de escovação de 25,4 mm a 31,8 mm de comprimento e de 7,9 a 9,5 mm de largura, duas a quatro fileiras de tufos de variada espessura (que proporcionam flexibilidade das cerdas em macias, médias ou duras) e um total de 5 a 12 tufos por fileira. Admite-se que as pontas arredondadas são mais seguras das de corte plano, com bordas cortantes.

          Na sua seleção, um fator importante é a facilidade de manipulação pelo paciente, por isso mesmo as de cabo reto possuem preferência às de cabo curvos.

          A eficiência das escovas dependem muito mais de como são usadas do que de suas características técnicas específicas. Por isso mesmo a difusão das técnicas de escovação são tão importantes quanto a divulgação das qualidades de uma escova.

          Existem dois tipos de cerdas de escova, as naturais e as de nylon, com o efeito de limpeza de um ou de outro tipo parecendo igualmente satisfatório. As cerdas de nylon, entretanto, são mais uniformes em tamanho, forma, de mais fácil higienização e não amolecem ou se deformam com a umidade.

          As escovas dentais também podem se apresentar em formatos especiais para atender determinadas situações específicas. São elas:

  • Escovas Grandes – utilizadas para higienização de prótese totais (dentaduras);
  • Unitufo e Bitufo – utilizadas na higienização de elementos suspensos de próteses fixas e ameias interdentais;
  • Interdental – utilizadas na higienização de exposições radiculares e furcas radiculares expostas;
  • Periodontal – utilizadas para higienização do sulco gengival;
  • Ortodôntica – utilizadas para higienização de dentes com aparelhos;
  • Escovas elétricas – utilizadas para uma melhor polimento dental;
  • Aparelhos de limpeza por jatos d’ água – para remoção de resíduos alimentares (matéria alba) de pacientes em processo de recuperação de procedimentos operatórios.

          Você já fez coloração do seu Biofilme Bucal alguma vez? Já viu evidenciada sua placa bacteriana e onde sua higienização bucal está deficiente? O Como usar corretamente sua escova de dente? Venha nos conhecer e confira!

[Voltar]