O Fio Dental

          A utilização de fio dental é a forma mais apropriada e indicada para a limpeza das superfícies interproximais dos dentes. Os fios podem ser de nylon não encerado de alta tenacidade e fibra poliamida encerada com vantagens específicas para cada qual.

         O nylon é mais indicado para passagem entre dentes muito apertados (por possuir uma espessura consideravelmente mais fina). Porém uma diferença na eficiência entre o fio encerado e o fio não encerado não está demonstrada cientificamente.

          As técnicas de utilização do fio dental variam, mas de uma forma geral, preconizam a passagem do fio gentilmente através da área de contato, com um firme movimento de serra forçando um lado. Veja mais adiante os métodos de utilização do fio dental.

          O uso é tão importante quanto o uso da escova de dentes. O fio dental garante a remoção de detritos que a escova não consegue remover. De acordo com estudos, a associação da escova com o fio dental pode remover 26% a mais de placa do que o uso isolado da escova.

Modo de usar:

  1. Apanhar cerca de 60 cm de fio dental e enrolar no dedo médio da mão direita e esquerda, deixando livre cerca de 20 cm.
  2. Passar o fio sobre a ponta dos polegares e indicadores, mantendo-se afastados cerca de 3 à 4 cm.
  3. Deslizar o fio entre cada dois dentes, introduzindo-o suavemente num movimento de vaivém, através do ponto de contato.
  4. Puxar a fita ou o fio dental contra o dente. Fazer movimentos de vaivém da gengiva para a ponta do dente.
  5. Repetir essa operação em todos os dentes, inclusive nos dentes do fundo da boca.

É muito importante usá-lo corretamente, de forma delicada, para não ferir a gengiva.

VEJA OS VÍDEOS DEMONSTRATIVOS:

Passando o fio dental nas arcadas inferior e superior.

Close-up de como o fio deve ser passado na superfície dentária.

Usando o fio dental em bocas com aparelho ortodôntico.

Usando o fio dental em próteses fixas.

Usando o passa-fio dental em pacientes com dificuldades motoras.