Cuidados Pós-Operatórios

  1. Siga corretamente o horário e a dosagem da medicação prescrita.
  2. Não faça bochechos vigorosos em qualquer hipótese nas primeiras 12 horas após a cirurgia. Caso tenha sido indicado como profilaxia pós-cirúrgica, faça-os levemente.
  3. Procure não ficar tracionando os lábios e não faça sucção ou qualquer pressão negativa intra-oral para evitar sangramentos. E evite falar em excesso.
  4. Nas primeiras 6 horas evite deitar em uma posição que mantenha a cabeça ao mesmo nível do corpo. Se desejar ou precisar dormir procure usar 1 ou 2 travesseiros.
  5. Caso sair um pouco de sangue, não se preocupar, pois em média 70% do volume é de saliva e somente 30% de sangue. Nesse momento, morder ou fazer compressão de gaze no local por 30 minutos e repetir a manobra em caso de necessidade.
  6. Faça aplicação de compressas com gelo na face, sobre a região operada, começando imediatamente após a cirurgia. Isso é muito importante nas primeiras 8 horas pós-cirurgia. Coloque a compressa por 10 minutos, com intervalos de 5 minutos. Cuide para que um tempo excessivamente longo da aplicação do gelo não cause queimaduras. Esse procedimento pode ser mantido por até 36 horas após a cirurgia.
  7. Em cirurgias na arcada superior também evite assuar muito fortemente o nariz. Fazendo-o de maneira leve.
  8. Abstenha-se de bebidas alcoólicas e evite ao máximo fumar (a nicotina dificulta a reparação de qualquer ferida cirúrgica).
  9. Nas primeiras 48 horas evite tomar medicamentos contra a dor (analgésicos) que contenham Ácido Acetil Salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Buferin, Doril, etc.) por que eles favorecem processos de hemorragias.
  10. É normal existir algum inchaço na região após 24 horas.
  11. Alimentação deve ser líquida ou pastosa, de preferência fria ou gelada (leite, suco, sopa, mingau, sorvete).
  12. Aplicação de calor local só deve ser realizada após 48 horas.
  13. Após as refeições escovar e lavar discretamente a boca, evitando passar escova no local operado. Faça a higiene da região operada com um cotonete, gaze ou algodão embebido em água oxigenada 10 volumes, mas sem que sinta dor ao fazer isso. Evite sentir dor. E não se preocupe se não for possível realizar uma higiene oral perfeita nas primeiras 48 horas. Isso não trará quaisquer consequências em dentes e gengivas sadias.
  14. É comum um incômodo local e leves estímulos dolorosos na região. Principalmente quando tocada externamente pela face.
  15. Se após 3 a 5 dias, você apresentar alguma dor de intensidade expressiva, entre em contato conosco o mais rápido possível.
  16. Não faça qualquer esforço físico demasiado ou permaneça no sol durante as primeiras 48 horas. Procure descansar nestes dois dias, assistindo televisão, filmes, ouvindo música ou navegando pela Internet. Isso auxiliará em um pós-operatório mais tranquilo e sem transtornos.
  17. Exercícios físicos somente após a primeira semana.

OBS: Você deverá retornar ao consultório num prazo entre 5 e 10 dias para remoção dos pontos. Não prolongue muito este tempo para que o fio de sutura não se transforme num agente local irritante.

Esclarecimento dos riscos envolvidos no procedimento cirúrgico:

O profissional deve informar ao paciente (durante o diagnóstico) que existem ou não estruturas nobres que – por maior que seja a cautela – podem não suportar o trauma cirúrgico. Deve-se alertar para os riscos e benefícios do ato proposto para que o paciente possa fazer sua opção, entre conviver com o risco de manter sua disfunção (por continuar sem tratamento) ou uma não esperada mutilação, mas passível em decorrência do tratamento. O procedimento cirúrgico proposto implica na possibilidade de lesão das seguintes estruturas orgânicas:

____________________________________________________________________________________________

 

Eu, __________________________________________________________________, declaro ter recebido estas orientações pós operatórias, bem como os esclarecimentos acerca dos riscos envolvidos no procedimento cirúrgico a que me submeterei:_______________________             Campinas, ___/___/___.

Telefones para contato: (19) 3233 1035 / (19) 98148 7060