Bruxismo

          O bruxismo do sono (BS) é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono. É observado em pacientes de todas as idades, geralmente com frequência e severidade relacionado ao alto nível de estresse emocional e físico. Cerca de 85% a 90% das pessoas relatam episódios de ranger de dentes ao longo dos anos de suas vidas.

          Os principais sinais e sintomas do Bruxismo do Sono (BS) incluem o ruído característico de ranger dos dentes, desgaste dentário, dor local, hipertrofia dos músculos masseteres e temporais, cefaléias, disfunção da articulação temporomandibular, sono de má qualidade e sonolência diurna. O diagnóstico clínico é feito por meio da história do paciente, do cônjuge e do exame odontológico.

          Dor ou hipersensibilidade dentária a estímulos quentes ou frios, mialgia do masseter e temporal, dores de cabeça matinais ou ao longo do dia, cervicalgia, dor de garganta e dores torácica-abdominais são relatadas. Aproximadamente 40% dos pacientes com bruxismo queixam-se de dor orofacial e rigidez mandibular matinal.

          O bruxismo é a principal causa de lesão traumática do periodonto e de hipermobilidade dentária. A totalidade dos portadores de BS apresenta sinais de desgaste dentário com facetas polidas ou exposição da dentina, mas cerca de 40% dos portadores do BS são assintomáticos.

          O BS é classificado como primário quando não há causa médica evidente, sistêmica ou psiquiátrica. É classificado como secundário quando vem associado a um transtorno clínico, neurológico ou psiquiátrico, relacionado a fatores iatrogênicos (uso ou retirada de substâncias ou medicamentos) ou a outro transtorno do sono.

         O BS primário apresenta fatores de predisposição genética ou psicológica, má oclusão dentária, disfunção leve dos gânglios da base e combinações desses fatores. O secundário é causado por transtornos neurológicos ou pode estar associado a transtornos primários do sono e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina.

          Não existe tratamento-padrão para o BS primário, devendo este ser individualizado para cada paciente. O tratamento odontológico do BS primário e secundário com placas de repouso tem como objetivo prevenir danos das estruturas orofaciais e aliviar dor craniofacial. O tratamento comportamental inclui técnicas de relaxamento, abstinência de cafeína e tabaco.

          Características clínicas do bruxismo, observadas por dentistas:

          – Gengivite. Ou exacerbação de doenças periodontais;

          – Desgaste dentário/obturações brilhantes;

          – Abrasão e perda do esmalte dentário com exposição da dentina;

          – Ruptura de restaurações dentárias, dentes partidos;

          – Redução do fluxo salivar, parotidite ou sialolitíase;

          – Hipertrofia de masseteres, temporais, pterigóides mediais e laterais;

          – Dor à palpação dos músculos e mobilização dolorosa da articulação temporomandibular;

          – Cortes na língua.

          O inconsciente coletivo capturou este estado em diversas citações religiosas, sempre de forma muito desfavorável:

  • Como dente quebrado e pé deslocado, assim é a confiança do desleal, no tempo da angústia.
  • E os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dente.

 

[Voltar]