A Higienização Bucal

          Promoção da saúde bucal é uma postura pró-ativa do indivíduo. Na verdade, um estado saudável não é assegurado pela ausência de doença, podendo até mesmo ser compatível com um certo nível de existência de doenças.

          Saúde e doença são determinadas por fatores sociais, econômicos e psicológicos, sendo pouco influenciados por serviços médicos, ou mesmo por medidas efetivas de saúde pública.

          O mais importante para promoção de saúde é a incorporação das preocupações com a saúde. E os principais fundamentos da promoção da saúde bucal são:

  • Orientação profissional acerca dos princípios científicos existentes nas práticas diárias de promoção e prevenção e que precisam ser observados;
  • Desenvolvimento de habilidades pessoais;
  • Ação familiar e comunitária;
  • Existência de um ambiente de apoio adequado, com escovas, cremes dentais, fios dentais, enxaguatórios, etc.;
  • Ações de divulgação pela mídia, local de trabalho, escola, etc.

          Saiba que a higienização bucal é a alternativa mais importante, eficiente e barata para prevenção da gengivite e da cárie dentária, principais doenças bucais. É um conjunto de procedimentos que objetivam o controle da placa bacteriana ou biofilme. Tecnicamente podemos dizer que visa a remoção de resíduos alimentares e a flora bacteriana que a eles se associa.

          Popular e usualmente, a higienização bucal é realizada com palito de dente, escova dental, creme dental, fio dental e enxaguatórios bucais.

Quer saber mais, entre em:

O Palito de Dente. É ruim usar?

A Escova de Dente. Você sabe como escolher?

O creme dental (Dentifrício). Qual o melhor?

Métodos de Escovação. Qual devo usar?

Fio ou Fita Dental? Técnicas de Passagem.

Enxaguatórios Bucais. Quando usar e qual o melhor?

 

[Voltar]